A Alemanha da Europa vs PIGS - parte 2

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros."
in "O Triunfo dos Porcos"
Orwell , George

Parte 2 - PIGS

Para aos portugueses menos atentos e que, tendo em conta às barbaridades que hoje e nas últimas décadas acontecem nos dias de futebol e ninguém fala, devem rondar os 80%, PIGS foi a forma simpática, calorosa e, vamos dizer, gráfica e esteticamente exagerada que os países ditos ricos encontraram para nos rotular, assim (P)ortugal + (I)tália + (G)récia + (S)pain (Espanha) é igual a Porcos.

Do fundo do coração que esta associação não me aflige ou apoquenta, prefiro vê-la a luz de um livro que bem podia servir-nos de inspiração e de união e que se chama "O Triunfo dos Porcos", de George Orwell. Este, como outros da bibliografia deste autor inglês, tem o seu quê de profético e inspirador, e seria o mote perfeito para que os países do sul alantico-mediterranico se unissem em torno do inimigo comum. E por comum entendam por ser de todos, ou pela borgecisse que lhe é natural.

Tem vários pontos que são memoráveis. Em primeiro lugar faz-nos esquecer o passado histórico menos "recomendável" de cada porco; Mostra-nos que nem sempre o arrendatário ou patrão é eterno; Confirma-nos que a união dos mais fracos pode ser a maior dor de cabeça dos que se julgam mais e melhores.

Assumam-se as diferenças que os 4 países têm, e utilizemos o que nos une, a semente histórica comum, os séculos de partilha em comum, a partilha genética que nos caracteriza, e lutamos contra o patrão que nos vê, não como PORCOS, mas já mesmo como salsichas.

Fim