Joaquim Jorge e o Clube dos Pensadores

Apresentação do livro "Pensamentos"

Foi ontem à noite a apresentação do novo livro de Joaquim Jorge, criador, mentor e impulsionador daquela que é,  à data, a mais aberta e livre plataforma de análise da cidadania e que dá pelo nome de Clube dos Pensadores.

Da noite de ontem há três referências que sinto serem necessárias perpetuar em escrita.

"Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» 
(Mateus 22:21)

Porque temos o péssimo hábito de recordar efusiva e na maioria das vezes algo exageradamente a vida e obra de recém defuntos,  deixo aqui a minha homenagem a Joaquim Jorge, um ser vivo, vivente, e impulsionador e mentor da vida da nossa sociedade.
Um homem que dedica grande parte do seu tempo, família e cultura a promover o que muitos, da política à comunicação social, tentam manter abafada e em banho-maria, a cidadania e a real, informada e capaz interação governo-governados.
Um homem que criou a única plataforma de análise política interativa apartidária, independente e imparcial, e onde tanto os convidados como espectadores estão em plano de igualdade.
Um homem que promove a partilha de ideias de todas as atitudes políticas para que, no melhor método socrático, cada um possa escolher certo da sua escolha.
Demos por isso a César o que é de César, e ao Joaquim Jorge o que é do Joaquim Jorge, isto é , o real reconhecimento do seu mérito e do seu esforço.

A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa de preparação."
Stevenson , Robert

Ontem, uma vez mais, ficou provada a preparação magistral, tanto pessoal como profissionalmente, dos convidados a este clube.
Foram 30 minutos de puro deleite e cultura cívica, democrática e de justiça pela voz de Cândida Almeida, Procuradora-Geral Adjunta e Leonor Furtado, Procuradora da República. Não há melhor preparação que esta, vos digo.

"Nada mais assustador que a ignorância em acção."
Goethe , Johann

Por fim, uma referência ao Clube dos Pensadores, um sítio onde se luta pela erradicação da ignorância cívica e participativa, e  se promove o diálogo e a evolução de todos os que se dispõem a preocupar-se com o futuro deste que é o nosso Portugal, passado, e presente.

Ao Joaquim Jorge, ao Clube dos Pensadores, o meu obrigado.

Diogo Trindade